terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Ubirajara calcula


Em agosto de 2008 Ubirajara Gomes da Silva, morador de rua em Recife, foi aprovado no concurso para ingresso no Banco do Brasil.
A crônica pulicada na revista Carta Capital de 30 de julho de 2008 nos apresenta Ubirajara, morador de rua desde seus 15 anos e atualmente com 27,  de maneira bastante competente.
Enquanto isso, todos os dias vejo e ouço crianças e adolescentes protestarem por terem de ir à escola. O protesto é feito, seja reclamando pura e simplesmente, causando arruaça durante as aulas, ou apenas não fazendo nada. Em qualquer uma das situações o que observamos são crianças que vão à escola como se fossem a um depósito, pois é disso que se trata.
Imaginemos Ubirajara com o suporte de uma família que entenda ser a escola um instrumento muito mais importante do que um mero fornecedor de diploma, depósito no qual podem se ver livres de adolescentes rebeldes por uma boa parte do dia. Certamente ele teria a chance que estudantes que conhecemos têm, mas que infelizmente desprezam.
http://www.mediafire.com/?432uz7urtxa

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Réquiem para Israel

Esta crônica de Boaventura de Sousa Santos demonstra de maneira bastante objetiva qual o significado da resistência do povo palestino à ocupação de seu território por Israel.
Assim que li o texto me identifiquei porque é exatamente o que penso sobre a invasão da Palestina.