sábado, 10 de maio de 2008

Exercícios de divisão

São vários os alunos que demonstram não saber tabuada, tampouco divisão, desde as mais simples até as mais complexas, o que tem dificultado qualquer avanço no aprendizado da matemática, da maneira que se apresenta no programa de curso. Entretanto, boa parte deles entende o que é a tabuada, mas como não praticam, ou praticaram, o suficiente os problemas aparecem e a culpa é da matemática ou do professor.
A lista de exercícios de divisão apresentada é uma maneira bastante prática de exercitar estas duas ferramentas, pois para dividir é preciso saber a tabuada. No último mês tenho dado aulas de reforço dentro de um projeto estabelecido na UME Prof. Florestan Fernandes e observo resultados positivos. A primeira coisa que o estudante deve fazer é escrever a tabuada antes de iniciar as divisões. Feito isso, ele observará que será preciso recorrer a ela algumas vezes quando não se lembrar da multiplicação procurada. No transcorrer da atividade percebe-se que já não consulta a tabuada com tanta freqüência.
Pretendo postar outras listas com maior grau de dificuldade.
Como sempre, estou à disposição para as dúvidas que se apresentarem.
A lista em PDF pode ser baixada de: http://www.mediafire.com/?dggigaiccgc

14 comentários:

Anônimo disse...

horrivel nem da pra kopia e cola

Baltazar disse...

Realmente, não "da pra kopia e cola". Basta clicar em cima da imagem e o navegador a abre e você pode imprimi-la. Se quiser melhor, vá à conexão indicada abaixo do texto explicativo e baixe o arquivo em PDF.
Não requer prática, tampouco habilidade. É muito simples, só requer boa vontade!
Agora, deixa de arrumar desculpas e vai fazer exercícios de divisão para praticar.
Bom estudo.
Saudações
Baltazar

Sérgio Brito disse...

Baltazar parabéns por todo o blog que é ótimo e obrigado por essa lista. Sabemos que uma lista de divisão não deve ser composta por meros cálculos de divisibilidade, mas sim compostas por exercícios desafiadores que mostrem exercícios problemáticos como por exemplo 34204/38, que é um exercício onde o exige-se mais do que u usual do algorítimo. Isso é ótimo para que nossos alunos tenham contato com essas coisas e não tenham surpresas nas provas da vida. Vleu pela lista muito boa vai me poupar um trabalhão.

Catia disse...

Baltazar muito obrigada por postar esta lista. Vc disse que estaria aqui para o que precisar...então vou vir aki + vezes...eu tenho uma imensa dificuldade com matemática e elas começam na conta de dividir...sinto até vergonha disso! Estou estudando para ser professora do ensino fundamental e no entanto não sei, não consigo resolver uma simples e muito menos as mais desafiadoras contas de dividir...acho que está na hora de enfrentar isso e começar o mais rápido possível...

Catia disse...

Quero ser uma ótima professora e não um reflexo da que eu tive...me lembro como se fosse hoje...ela dividia a sala entre os que eram "burros" e os que "sabiam" isso na 2ª série...acho q já vem daí essa minha dificuldade...e se seguiu por anos e agora estou na faculdade e continuo com meus monstros interiores...a minha maior dificuldade é a divisão. Valeu pela dica da tabuada...vou praticar sim...já imprimi...bjos e valeu mesmo!

Anônimo disse...

OBRIGADO,BALTAZAR pela ajuda que você me forneceu, consegui imprimir o exercício de divisão, vai ser de grande ajuda pra mim. Porque esta semana passei a maior vergonha na escola me senti como eu estivesse na primeira série, não conseguia raciocinar com eu deveria. Resolver a questão, mas a professora me ajudou muito, sentou do meu lado para poder me explicar. Estou fazendo tele sala do fundamenta


ANDRÉIA

Rosana disse...

Olá Baltazar,

Como a amiga Caia disse, tbm tenho meus monstros interiores, e sei que não me dou muito com a matemática por falta de uma boa orientação nos meus anos iniciais na escola. Até que sei dividir, até dois numeros na chave, mas quando aumenta para tres, quatro ou mais me perco. Barrei numa questão com seis numeros...impossível, pelo menos para mim. Help, preciso de uma luz.

Anônimo disse...

Obrigada, e Parabens!

Prof.Sandra disse...

Baltazar , sou mais que agradeço muito pela lista .Meus alunos precisam mesmo praticar contas de dividir e pelo que você escreveu , agora tenho certeza de como proceder com eles:precisam mesmo escrever a tabuada antes de iniciar as divisões .Eles perdem um tempão fazendo as contas de cabeça ( ?) e quase sempre erram o resultado :P . Valeu pela força.

Anônimo disse...

Baltazar

Vou utilizar sua lista de exercícios com meus alunos da 5a. serie. Obrigada. Faz anos que não "pego" alunos tão pequenos, pois só lecionava pro ensino médio. Seu blog é um achado!

Paty disse...

Olá... Gostaria de saber se esses exercícios têm respostas, pois quero saber se estou realmente aprendendo =)
Obrigada.

Baltazar disse...

Paty,
Desculpe-me, mas para ter o resultado basta usar uma calculadora, concorda?
Naquelas contas em que o resutado da calculadora for um número decimal com várias casas depois da vírgula, o resultado é o inteiro e aí verifique o resto.
Não tem muito sentido colocar resposta em exercícios como estes, não?
De qualquer forma, estou à disposição para dúvidas.
Baltazar

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog. Tenho utilizado para relembrar e dar reforço para alunos carentes.Se possível, gostaria que demonstrasse a divisão de 34204 por 38, pois não encontrei regras de divisão para o resultado obtido.
Agradeço desde já
Humberto

Allyson disse...

gostei muito da lista de exercicios de divisao, se puder postar uns exercicios de vcezes agradeceria, pois acostumei muito com calculadora, queria dar uma treinada